Como escolher e comprar Tablets Chineses

468x60
722_P_1337695253262_520x300

Os Tablets Chineses conhecidos como Xing Ling têm baixa qualidade,usam nomes exóticos , fabricantes desconhecidos e possuem hardware fraco mesmo assim caíram no gosto dos brasileiros ,mais pelo preço do que pela qualidade.

O que muitos desconhecem é que existem sim Tablets Chineses que apresentam Bom Hardware,Site do Fabricante,Tecnologias de Ponta e preços melhores que os de marca.
Para desmistificar o termo e saber distinguir entre um Bom Tablet Chinês de um Xing Ling crie esse tópico que acredito ser útil para quem quiser se aventurar nesse universo.


1. Especificações Configurações:
Uma das características mais importante do Tablet é a que diz respeito a Tela, exibir imagens com qualidade, conforto visual e proporcionar um Touch Screan com velocidade de resposta e precisão são fundamentais para proporcionar uma boa experiência.
Tamanho da Tela:
7 e 8 Polegadas: Para quem Busca Portabilidade
9.7 Polegadas e 10.1 Polegadas:Para quem quer conforto visual
Resoluções: A Regra é quanto maior a resolução melhor é a qualidade de visualização
800×600 :Resolução baixa é encontrada nos Tablets de baixo custo
1024 x 768 : Encontrada predominante nos Tablets de 9.7 polegadas
1280 x 800 : Formato HD é encontrado nos modelos mais novos tanto de 7 quanto de 10.1
2048 x 1536 : Tela de Retina Ainda são raros mais já existem, um exemplo são CUBE U9GT V e CHUWI V99, ambos possuem tela de 9,7

Proporção da Tela (Aspecto Ratio)
16:9 : Widescreen encontrados nos modelos de 7 e 10.1 polegadas têm maior compatibilidade para Jogos,por ser o formato dos vídeos em Alta definição é mais indicado para quem usa tablet para assistir filmes
4:3 Mesmo Padrão do Ipad,por se assemelhar a uma folha de papel A4 é mais familiar as pessoas por lembrar uma revista essa proporção é mais indicado para visualizar Ebook,conteúdo multimídia e digitação pois o teclado fica mais proporcional.

 


2-Tecnlogias

IPS: Tecnologia que permite visualizar cores mais vivas e aumento do ângulo de visão.

 

Multi Touch Capacitivo (múltiplo Toque):há modelos que suportam 2, 5 ou 10 toques simultâneo,para telas até 7 Polegadas os de 5 pontos são mais que suficiente já para telas de 10.1 e 9,7 os com 10 pontos são mais indicados.

 

Gorilla Glass: É um vidro especial extremamente resistente a choques que protege a tela, Tablets com essa tecnologia ainda são raros,um exemplo é o Cube U20GT.

 


3. 
Velocidade e capacidade de processamento:

Tablets Chineses apresentam uma diversidade de Processadores Single,Dual é Quad Core,Os principais fabricantes de CPU
são:Allwinner, AMlogic, Rockchip,Freescale,Samsung e Nvidia.

  • Processador Quad Core: Tablets com esses processadores possuem alto rendimento e estão acabando de sair do forno,infelizmente o desempenho é acompanhado pelo alto preço que em alguns casos podem chegar a $300 dólares

Ex: RK 3188 , Allwinner A31,Freescale I.MX6Q ,Tegra 3 e Exymos 4412.

__________________________________________________ ______________________________________________

  • Processador Dual Core: São mais indicados para quem busca desempenho com destaque ao RK3066 que opera a 1.6 Ghz e possui uma Gpu com 4 Mali-400.

RK3066, Allwinner A20, AMLogic 8726-MX, Qualcomm MSM8625.
__________________________________________________ ______________________________________________

  • Processador Single Core: São os mais comuns ,têm um ótimo rendimento para aplicações simples como navegar internet e rodar jogos simples,mais não são indicados para quem busca desempenho.

AllWinner A10, Rockchip RK29xx, IMX5XX etc.
__________________________________________________ ______________________________________________

Nesse Link é possivel medir o desempenho dos principais Tablets vendidos no mercado Chinês:
http://results.rightware.com/site/search_results?utf8=%E2%9C%93&filter%5Bbenchmark%5 D=11&filter%5Bcategory%5D=2&filter%5Bscreensize%5D =&commit=&filter%5Bbrand%5D=&filter%5Bos%5D=&filte r%5Bcpu%5D=&filter%5Bgpu%5D=

4. Versão do Android:
Sempre prefira a versão mais Atual esqueça os Tablets com versões antigas como 2.1,2.2 e 2.3.
A versão mais moderna encontrada nos Tablets Chineses é a 4.1.2 Conhecida como Jelly Bean (Julho 2012) mais já têm sucessor, trata se doAndroid 4.2.1
Evite comprar Tablets que não possuem site do fabricante que disponibiliza atualizações do Android,caso contrario seu tablet estará condenado a se tornar obsoleto muito rapidamente.

5. Potência do Wi-fi: Vai depender do projeto da antena interna embutida e do Chipset usado (Somente pesquisando na net para saber)
Duração da bateria: A maioria usa as de Polímero de Íon Lithium medido em mah, devido aos diferentes fornecedores de Bateria é difícil ter algum critério de qual é melhor, geralmente quantos mais “mah” melhor seria, mais isso não é regra somente pesquisando os Review de cada modelo na internet para saber.

6. Fabricantes:

Alguns fabricantes de tablet que possuem Site Oficial:

Ainol: http://www.ainol-novo.com/ 
Ampe: http://www.szampe.com/
Yuandao: http://www.yuandaocn.com/
Pipo: http://www.pipo.com.cn/
Onda: http://www.onda-tablet.com/
Ramoshttp://www.ramos-tablet.com/
Hyundaihttp://www.hyundai-digital.cn/en/
Cubehttp://www.51cube.com.cn/
Topihttp://www.topitab.com/
Aocoshttp://www.aocos.cn/
ZENITHINK: http://www.zenithink.com/
Icoo: 
http://www.aoicoo.com/en/
Visture: http://www.visture.com/

JXD: http://www.jxd.hk

7. Suporte Técnico IMPORTANTE
Obs: A compra de um Tablet Chinês sempre será uma operação de risco pois além da demora de entrega que pode variar entre 20 a 90 dias,somado ao risco de extravio,a possibilidade 90% de ser taxado, têm também o fato de não possuírem nenhum representante ou 0800 e consequentemente nenhum suporte Técnico ou Garantia no Brasil,você não vai encontrar uma assistência técnica com peças de reposição ou pessoal qualificado para o reparo.
Se der problema, somente entrando em contato com a Loja para negociar o reenvio e troca. Nesse caso você terá que arcar com custo de postagem do envio para a China.
A boa noticia é que a maioria dos problemas podem ser corrigidos pesquizando no Google entre as comunidade de usuários do modelo do Tablet,nesse fóruns dá para encontrar muita informação útil sobre os principais problemas e como corrigidos.
Se o problema for hardware qualquer oficina de eletrônica especializada em Tablets pode muito bem reparar um Tablet Chinês,mas nesse caso o maior problema é encontrar peças de reposição no Brasil, por minha experiência 90% dos problemas de hardware estão relacionados a bateria de má qualidade ou que foi detonada pelo carregador que veio errado essas peças podem ser facilmente encontradas no Aliexpress.

Para terem algum tipo de suporte vocês terão que seguir as sugestões abaixo
1-Tenha site do fabricante que disponibilizara futuras atualizações Android (firmware) .
2-Tenha uma grande comunidade de usuários que adquiriram esse modelo.
3-Se for lançamento pesquise primeiro em Fóruns de discussão sobre Android como :
slatedroid e flashmyandroid (Firmwares)

8. Garantia
Esse é o tendão de Aquiles de muitos Tablets Chineses tanto que aqui no Brasil eles receberam o nome de : Xing Lings,Mais isso vem mudando rapidamente ,muitos fabricantes Chineses já possuem marcas próprias com controle de qualidade que se aproxima das grandes marcas,possuem modelos bem construídos com reforço de metal e projeto inteligente de dissipação de calor,etc.
Muita Gente não Sabe mais os melhores Tablets do Mundo como Ipad3, Galaxy Tab,Asus Transformer e o Nexus 7 são Fabricados na China mais ninguém ousa a chamá los de Xing Ling.
Observação: A maioria das Lojas Chinesas online como a Focalprice, Dealextreme, Dinodirect, Pandawill etc, oferecem uma certa Garantia ,porém o comprador terá arcar com os custos de reenvio e a longa demora de retorno ou seja é uma Garantia que as vezes não compensa.

Porque alguns modelos que possuem tecnologias de ponta como processador Dual e Quad Core,tela IPS com Gorilla Grass e até tela de retina e custam tão baratos (metade do preço de um de marca)?

Simples Grandes Marcas possuem custos altíssimos com o desenvolvimento do produto ,campanhas de marketing ,Garantia e Suporte pós vendas,esse custos vem embutidos no preço final,no Brasil ainda soma a alta carga tributaria e as exorbitantes margem de lucros dos distribuidores oficiais.
Já os Tablets Chineses esses custos são quase inexistentes.

Tabela com os principais modelos de Tablets vendidos no Mercado Chinês

Uma boa dica, é buscar cupom de desconto no:

http://www.retailmenot.com
http://www.tjoos.com

Para Finalizar:
Nunca compre um Tablet Chinês que não tenha site do Fabricante que disponibiliza atualizações.
Nunca Compre um Tablet que não possui uma boa comunidade de usuários em fóruns internacionais.
Cuidado com os recém lançados (menos de um Mês), pois são comuns os primeiros lotes vierem com defeito.

torrentads

cliqueparafazerodownload
  • PH

    Excelente trabalho, muito util. Parabens para o autor, grande conhecimento. Estou na China e vou sair as compras usando essas dicas.

By WordPress